Caso você esteja lendo este FAQ é porque está interessado em nosso produto e contamos com sua colaboração no sentido de questionar as respostas, como colocar outras dúvidas não contempladas neste FAQ  .     ATENDIMENTO

 
As perguntas seguem uma numeração para facilitar a localização e posterior discussão. Os assuntos não estão agrupados , pois foram postados na ordem em que recebemos as duvidas.
 
Sugerimos consultar o link   IMPRENSA  onde poderá ler várias entrevistas e reportagens que trarão mais conhecimento sobre nosso projeto como um todo.
 

Palavras com destaque pela cor e sublinhadas dão link para uma página onde o assunto é aprofundado.

Vamos tentar explicar sobre coco:
Existe muita confusão em se tratando de produtos elaborados a partir do coco verde ou maduro.
Vamos explicar metaforicamente. Coco, é petróleo. Fibra, seria um sub-produto ,como por exemplo, o plástico. E deste sub-produto ou matéria prima existem várias tecnologias de produção, com vários fabricantes. No caso dos artefatos, existe a nossa que é aglutinada com extratos de plantas, ou seja: realmente natural.
Existe a latexada (borracha 30% natural e 70% sintética) e, agora, tem gente usando até "Uréia formol" que é um produto derivado do petróleo e altamente tóxico.
É errado e comum generalizar, em se tratando de produtos do coco.
O consumidor compra um vaso de "fibra de coco" latexado. Em 6 meses a fibra desaglutina por apodrecimento do látex, e pronto: "fibra de coco não presta".
Todos as tecnologias e fabricantes saem prejudicados. 

Para facilitar a pesquisa das questões expostas separamos o FAQ em quatro partes, com sua numeração independente :
 
 
 
 
 
 
 
 

R- Prezado  para solicitar qualquer tipo de informação será obrigatório o envio de seus  dados completos, como: nome completo, cidade, ramo de atividade, telefone para contato e qual seu interesse especifico . Sem isto não é possível informar dados sobre nossa empresa, dados comerciais ou técnicos do produto. Sugerimos que inicialmente  baixe o SLIDE SHOW e também consulte o  SAIBA MAIS .
 
R- Os artefatos são totalmente permeáveis, verdadeiras peneiras. No caso dos vasos a água será retida em função do substrato a ser utilizado e o excesso  desta água  será escoado sem prejudicar as raízes . drenagem, aeração das raízes
 
R- No caso de uso interno é praticamente obrigatório, em uso esterno é apenas uma opção, mas acreditamos que a estética é prejudicada com pratos em uso externo. http://www.cocoverderj.com.br/suspensaoparavasos/suspensaoparavasos.htm
No caso de ser usado como cachepot ou arranjos não é necessário prato pois ao contrário do Xaxim ele não solta sujeira.
 
R- Este é um dos grandes diferenciais de nossa tecnologia em relação as outras. Totalmente resistente a água.
 
R- Mais um grande diferencial de nosso produto é não deformar caso seja usado corretamente. É fisicamente rígido e muito resistente. 
 
R- Esta é a pergunta mais difícil de ser respondida e não só para  nosso produto mas para qualquer produto natural, vegetal ou orgânico, vai depender muito a que meio ele é exposto,  agressivo ou não. Comparado ao "látex"  5 x mais.
No geral podemos dizer de 3 anos a 20 anos. No caso de ser usado em plantas secas ou artificiais é praticamente infinito.
Realmente este é um questionamento que terá uma resposta para cada  tipo de aplicação. O que podemos garantir é uma durabilidade superior ao  "Xaxim"  e muito maior a produtos de fibra de coco com "látex"   Para que me entendam exemplifico. - Qual a validade de uma fruta como a maçã ? As variáveis seriam: As mesmas são conservadas em geladeira ou fora dela? Com clima quente ou clima frio?. No nosso caso, também temos variáveis.. Em  plantas artificiais  por não ser um meio agressivo sua duração será de décadas. 
Pela importância da pergunta, e pela freqüência da mesma, o que demonstra que os interessados buscam um produto confiável e com significativa durabilidade,pesquisamos os sites na internet, de outros  fabricantes de artefatos de fibra de coco no Brasil e em outros países e não encontramos menção sobre este tema. O que podemos afirmar é que o nosso produto já foi submetido aos mais variados testes e exposto às possíveis situações de agressão, tendo o mesmo se mantido estável.
 É muito delicado e estamos tendo a coragem de abordá-lo.

R-  Sugestões para explorar o mercado:

01-Bazar de Presentes 

02-Pet Shop 

03-Supermercados

04-Home Center 

05-Agropecuárias 

06-Quiosques de planta 

07-CEASAS 

08-Gardens 

09-Produtores

10-Decoração 

11-Paisagistas 

12-Designe Floral 

13-Arranjos Plantas Artificiais 

14-Lojas de plantas na Internet 

15-Lojas de Artesanato 

16-Como insumo

 

 

R- Não, costumo definir o produto como fisicamente estável e quimicamente inerte. 
 
R- Não. É o ideal para qualquer planta. Na verdade arriscaria a dizer que por ser uma verdadeira peneira  e com isto vamos ter uma drenagem, aeração das raízes  e controle de temperatura do substrato, totalmente resistente a água, permanecendo rígido mesmo em contato com água . Diria que é o único vaso recomendado para qualquer planta sem restrição e com este benefícios.
 
 
R- Por ser orgânico e caso sofra ação do tempo,sol e chuva pode com o tempo evoluir e sofrer oxidação lhe dando uma aparência mais escura. Lembro que neste estágio estará incorporado ou envolto por plantas. 
 
R- Não. São fabricados para serem facilmente suspensos sem gastos exagerados. (ver foto na pergunta 34) http://www.cocoverderj.com.br/suspensaoparavasos/suspensaoparavasos.htm 
 
 
R- Nossos  PRODUTOS  são processados com matéria prima retirada da casca dos cocos verdes consumidos na cidade do Rio de Janeiro. Lixo urbano que é transformado em  PRODUTOS  com características de substituir uma Samambaia-Açu que está em extinção e com isto gerando um grande número de empregos. Consideramos um exemplo como atividade sustentável .
 
Fibra
O processo se inicia com a coleta ou recebimento destas cascas que são consideradas resíduo sólido urbano, lixo.
As cascas passam por um processo de dilaceração secagem ao sol e separação das impurezas obtendo assim fibra de coco verde, seca e pronta para ser processada em artefatos.
Artefatos
As fibras são impregnadas com um aglutinante fabricado com mix um de resinas naturais extraídas de plantas , após esta operação é modelado manualmente peça a peça em moldes específicos e encaminhado para fornos e  mantidos a  uma temperatura não inferior a 130 graus e por um período mínimo de 40 minutos. Logo após é retirado da forma e passa por um período de cura e é embalado.
As placas e os tutores são estruturados internamente com  bambus que são tratados e passam pelo mesmo processo de tratamento térmico ( 130 graus por um período de no mínimo 40 minutos) .

R- No momento, é de nosso conhecimento que somos os únicos a trabalharmos nesta atividade utilizando coco verde que é considerado lixo e no nosso caso é lixo urbano ( SAIBA MAIS ), os outros produtos são fabricados a partir da fibra do coco maduro que não é lixo e sim biomassa, pode ser queimado em caldeira. Em todo o mundo os artefatos de fibra são a base de coco maduro pois é mais barato de ser produzido e fornece uma fibra mais longa e tem mercado garantido, principalmente para exportação. No quesito matéria prima não há proteção de patente e qualquer pessoa pode vir a processar. Não existe equipamentos no mercado e tudo deverá ser desenvolvido pois não vendemos os equipamentos para esta função. Com a  divulgação dos benefícios da Água de Coco em relação  a   SAÚDE   é previsível o aumento brutal deste resíduo em grandes centros e em todo litoral de nosso país que é de mais de 8.000 Km. E Em se tratando de responsabilidade social e preservação do meio ambiente, nossa empresa está cumprindo duplamente sua parte. Primeiro quando oferece um produto que substitui com inúmeras vantagens o uso do xaxim, segundo quando retira do meio ambiente e processa adequadamente um resíduo sólido que até então era considerada uma carga poluidora. Com nosso processo existe uma real criação de emprego e não uma simples transferência. ( ver : sustentável )
 
14- Vocês falam em tecnologia única. Mais alguém tem estes tipos de produtos ?
R- Não. Somente a Coco Verde RJ utiliza esta tecnologia. A 6 anos iniciamos a pesquisa do que fazer com o lixo gerado pelo coco que era distribuído aos nossos clientes que vendiam água de coco em carrinhos na cidade do Rio de Janeiro.
Após muita pesquisa descobrimos a possibilidade de utilizar um mix de  aglutinantes  naturais  e passamos a simular como melhor utilizar esta mistura. Resultado de vários testes de laboratório e de campo nos levou a fabricar inicialmente vasos e percebemos que os mesmos com alguma melhoria poderiam não apenas ser um novo produto decorativo mas também substituir o  "Xaxim" . Continuamos o desenvolvimento e testes de campo e chegamos a uma linha completa e bem  superior ao  "Xaxim" .  Na verdade a linha de produtos se tornou uma das aplicações. Hoje vemos nosso produto ser utilizada em várias outras funções. Mas voltando a sua pergunta é uma tecnologia única porque ao unirmos  duas matérias prima e criar um novo produto tivemos condições de pedir registro de patente. Como estávamos descapitalizados devido ao gasto excessivo com o desenvolvimento de todo o processo, procuramos o nosso fornecedor do aglutinante e o convidamos para ser sócio no registro da patente  ficando por conta do mesmo arcar com os custos e em contra partida nos fidelizava na compra do insumo.
 
R- Achamos difícil pois alem de patenteado, contamos com a parceria de nosso associado na patente que no momento é o único a produzir o aglutinante para o produto final e temos acordo formal de sermos os únicos a utilizar  para fibra de coco. Caso contrário não teria lógica te-los convidados para serem parceiros na patente. Estamos bem protegidos pois ao contrário de outros produtos, não é qualquer fundo de quintal que pode produzir este insumo. Somente grandes corporações poderão produzir e estas tem muito a perder caso tentem burlar as leis ou mesmo quebra de acordo.

R-
Sim é possível mas pouco provável. Como os vasos, as placas são porosas o que também lhe confere propriedades de  permitir plantar diretamente nela orquídeas e bromélias.
No caso de serem usadas na vertical não temos noticia de ter criado bolor ou qualquer outra coisa entre a placa e a parede.
Uma  parte dos paisagistas usam direto outra parte impermeabilizam a parede com tinta ou manta asfáltica.Outra opção é a utilização de treliça de madeira que deixa um espaço entre a parede e as placas, facilitando a manutenção  desenvolvida especialmente para esta função pela empresa Reysol     www.reysol.com.br/trelicas.html
Nossa sugestão é formar um fundo com placas e sobrepor com os vasos de parede, desta forma será mais econômico e terá um acabamento perfeito.
 
 
R- Depende sua utilização e o meio mais agressivo ou menos agressivo.
Em plantas artificiais deve durar décadas, já em contato direto com adubo orgânico em excesso e com teor de umidade alta que na prática não se encontra dura mais de 3 anos ( ver 05 ) .
 
R- Não vendemos acessórios, pois estamos focados na produção dos produtos da fibra do coco e incrementando a produção para atender a demanda  do mercado, que é muito grande e não queremos perder o foco. Estas correntes e pratos são encontrados com muita facilidade em várias lojas, como: Supermercado, Gardens, etc.

 
R- O vaso é montado com a placa atravessada  (ver fotos)
 
a - Com 10 g de fibra ?
b - Estas 10 g. de fibra estão incluídas nas 150 gramas de peso unitário do ninho?
R- Sim está considerado a embalagem(saquinho) e a fibra, aconselhamos a colocar a fibra em outra extremidade da gaiola pois o pássaro gosta de preparar sua própria forração.
 
R- A primeira medida é a da placa no qual o vaso foi montado e a outra medida é a largura total da placa com o meio vaso montado.
 
R- Não , suas características físicas é que são superiores.
 
R- Não. Sua pergunta é um pouco vaga.
 
R- Fisicamente estável e quimicamente inerte. Para demonstrar estas característica baixe o SLIDE SHOW  e poderá ver fotos de aquário ( ver abaixo) com placas nossas plantadas com plantas aquáticas e peixes dentro. Nada melhor para expor na prática as característica de nossa tecnologia na fabricação dos produtos .
 
R- O que temos é nosso release traduzido para o Inglês e o Francês.
 
R- Sim é possível mas preferimos tratar caso a caso pois muitos clientes não podem receber itens misturados .
 
R- Estes vasos que você viu já existem a várias décadas e  no Brasil estão tentando voltar ao mercado na carona da proibição do "Xaxim". São normalmente a base de "látex"
A- Os nossos são fabricados com uma tecnologia diferente e inovadora. São totalmente resistentes a água já os com "látex", não ( borracha branca) .
B- Nossos produtos são normalmente 3 vezes  mais grossos pois nos preocupamos em colocar um produto resistente e visualmente compatível com o que as pessoas estão acostumadas ao  "Xaxim".
C- Os vasos mais brancos que são com "látex"  tem um cheiro característico de borracha o que dificulta seu uso em ambientes  fechados pois seu cheiro toma conta do ambiente.  Em ambiente externo, na chuva por exemplo eles desmancham. Sua vida é muito curta.
D- O que comprova a diferença entre o nosso e os de "látex"  é que temos uma linha completa de PRODUTOS  como placas, vasos de parede, tutores e vasos grandes pois são rígidos já com "látex" é possível apenas fabricar vasos pequenos pois não se sustentam. Quando feitos grandes necessitam de estrutura metálica.
 
R- Sim as trepadeiras em geral se comportam muito bem na superfície da fibra de coco a exemplo da utilização como tutores com o plantio de filodendros.
R- A fixação pode ser com parafuso e bucha , quanto mais exposto ao sol mais parafusos devem ser colocados para as placas não trabalharem. Não tenha dúvida de que o coco é o substituto integral do "Xaxim" e posso afirmar que com muitas vantagens.
R- Quanto a umidade ver resposta-16-
 
R- Podem ser fixadas com parafuso e bucha na parede,amarradas ou pendurado  com arame a exemplo do que era feito com "Xaxim".  Quanto mais exposição ao sol melhor deve ser sua fixação.
http://www.cocoverderj.com.br/montagemvparede/montagemvasoparede.htm#null
http://www.cocoverderj.com.br/montagemvparede/figs/parafuso.jpg
 
R- No mercado nacional contamos com três formas comerciais:
Distribuidor , é aquele que recebe exclusividade por determinada cidade ou região, é obrigado a dispor de um grande volume e de estrutura ja instalada, como vendedores e veículos para entrega. Não pode ter loja tipo garden. Esta é a forma que preferimos. O distribuidor terá desconto significativo sobre a tabela. Estamos cadastrando novos distribuidores.
Representante, que com mostruário visita clientes e tira pedido que será atendido diretamente pela Coco Verde, o frete é sempre por conta do cliente. Normalmente tem exclusividade pro cidade ou região.
Revenda, seria Gardens ou lojas que vendam este tipo de produtos para jardinagem e que em sua região não seja atendido por distribuidor ou representante.
Nas três opções acima a primeira compra é sempre com pagamento antecipado. E em todas as regiões com ou sem representante ou distribuidor a Coco Verde se reserva o direito de atender de forma direta  grandes clientes como os supermercados .
 
31-Olá! Comprei recentemente dois vasos de parede feitos de fibra de coco. Ainda não conhecia o trabalho de vocês, mas o produto me chamou muito a atenção, pela beleza e pela aparente praticidade. Digo aparente porque, na verdade, não sei como usa-lo. Entrei no site e não encontrei as dicas que procuro. Por exemplo, que tipo de planta se adapta melhor, que prego ou parafuso é o ideal para fixar o vaso na parede, qual a freqüência de rega? A fibra de coco mantém a planta úmida por mais tempo?    Enfim, sou mesmo leiga no assunto e qualquer orientação que vocês puderam me dar será muito bem vinda.
Desde já, agradeço.
R- Vaso de parede pode ser plantado com qualquer planta, desde que o substrato seja adequado, caso fosse apenas placa haveria restrição.
R- Pode ser fixado com parafuso e bucha na parede, pendurado como um quadro e depende muito da exposição ao sol quanto mais sol melhor deve ser sua fixação.
http://www.cocoverderj.com.br/montagemvparede/montagemvasoparede.htm#null
http://www.cocoverderj.com.br/montagemvparede/figs/parafuso.jpg
R- O que vai determinar a freqüência das regas é o substrato pois é ele que tem a função de manter as raízes com determinada umidade.Nossos vasos tem uma grande drenagem . http://www.cocoverderj.com.br/va1.htm favorecendo a eliminação do excesso de água e oxigenando as raízes.
R- A fibra de coco na forma de substrato sim, como artefato retêm pouco. Acredito que estas respostas não vão lhe esclarecer o suficiente pois este  assunto é muito extenso. Caso tenha dúvidas favor entrar em contato por telefone onde poderei lhe explicar com mais detalhes. ATENDIMENTO
 

32- Sou consumidora final e gostaria de comprar direto.
R- Infelizmente não poderemos lhe atender pois só vendemos para comércios ou profissionais como paisagistas decoradores . Lhe enviaremos por e-mail local mais próximo de sua residência para aquisição de nossos produtos
 
R- Oi Ana, não só ensinamos como incentivamos. Passamos a montar alguns modelos apenas para criar o conceito mas o ideal é que os profissionais aprendam a manusear nossos produtos e assim não ficarem dependentes de poucos modelos que colocamos no mercado. Para serrar o vaso ao meio utilize serras bem finas com dentes pequenos do tipo para ferro, vai esgarçar menos a fibra.  Dá uma olhada neste link      http://www.cocoverderj.com.br/montagemvparede/montagemvasoparede.htm  .
 
   
 
 
R- Nossas placas e vasos são permeáveis e quando molhar muito é natural que escorra o excesso de água , na verdade é bom que escorra pois assim sua planta não terá podridão de raiz. Você tem que optar  por um substrato limpo, como o feito com coco  . Normalmente as pessoas tem o habito de comprar terra ( terra é extrativismo, não renovável) e terra mais água dá lama. Para garantir caso tenha dúvida  coloque o substrato escolhido no vaso de parede e lave tudo até não sair mais água suja, espere escorrer e pode colocar na parede.
Melhor explicando, seria como coar café . Opte por substratos limpos e não exagere na hora de molhar.
 
R- Caso o vaso de parede seja montado com parafuso pode com o tempo soltar e isto é facilmente corrigido se colocando outro parafuso ao lado.  Recomendamos evitar o  uso de terra que é muito pesada e força a estrutura. Para não ter problema na montagem utilize arame como era  feito com Xaxim . 
 
R- Dedicamos muito tempo ao site pois tento demonstrar a diferença de nossa tecnologia no trabalho com a fibra de coco verde. Nosso maior problema é ser confundido com o que existe até hoje em fibra de coco. O site é uma maneira econômica de mostrar as diferenças.
 
R- Não.Na presença de água ou não o produto é inodoro. 
 
R-  Não é necessário a existência de  furos, veja nestes link's como é fácil suspender  qualquer modelo de vaso: http://www.cocoverderj.com.br/suspensaoparavasos/vasoscuiadependurado5.htm neste link é com arame para vasos de barro utilizados com  orquídeas e o link abaixo mostra outras formas simples e econômicas de se suspender qualquer dos nossos modelos, http://www.cocoverderj.com.br/suspensaoparavasos/suspensaoparavasos.htm  .Clique nas fotos para ver detalhes da montagem.
 
R-  Tudo será noticiado em primeira mão  na nossa lista de discussão.  Este lançamento será quase tão revolucionário dentro de sua área como foi nossa própria tecnologia.
Estava em teste a mais de 6 meses dentro da empresa e agora vamos lentamente abrir para que seja testada pelos  usuários.
 
R- No momento só é possível ser encontrado direto com  a empresa. Por enquanto não será liberado aos distribuidores.
 
R-No momento estamos apenas com a placa menor,  20 x 20 x 2,5 cm.  Todos nossos produtos poderão migrar para " linha Hidro".
Como sempre que lançamos algo, gostamos de distribuir gratuitamente várias amostras. Peças pequenas permitirá uma maior distribuição. 
A " linha Hidro"  foi desenvolvida para placas e tutores, para facilitar o enraizamento dentro da fibra. Na questão vaso não vemos necessidade já que a umidade é controlada pelo substrato.
 
R-Comparado com o Xaxim, nossos produtos eram deficientes apenas na questão de manter umidade  das plantas. Com este novo processo, nossos produtos terão capacidade de reter água e liberar na quantidade ideal para cada  planta.
 
R-De nossa parte, focamos o mercado de orquídeas e bromélias que são plantadas diretamente nas placas  sem utilização de vasos. Mas como sempre acontece,  os usuários vão acabar criando novas aplicações.
 
R-Na " linha Hidro"" linha Hidro" os produtos terão acréscimo aproximado de 20 % nos seus preços atuais.

46- Tenho visto alguns materiais de fibra de coco nos supermercados porem o que testei o resultado foi desastroso. Depois olhando o material que testei tinha um cheiro bem forte de borracha parecendo que o mesmo era impregnado de algum material sintético.
R-Este material de aparência sintética é Látex, e já existe comercialmente a várias décadas. Com a dificuldade do Xaxim estão testando de tudo. Látex em horticultura é bom para produção de mudas pois em pouco tempo ele granula e perde seu efeito aglutinante permitindo que as raízes ultrapassem o vaso e se fixe ao solo sem trauma. Para paisagismo existe várias restrições ao produto e da forma como vem sendo comercializado ( substituto do Xaxim ) está infringindo Artigo 35 do código do consumidor. Munido da nota fiscal pode pedir devolução do dinheiro. Não estou querendo criar polêmica, são apenas colocações técnicas de fácil comprovação.




 
 
 
 

R- Uma grande confusão em substrato, é simplesmente chamar de fibra, até mesmo quando tem em sua composição o pó, e neste caso é substrato fibroso .

A fibra pura, sem o pó, é a que mais resiste. Até a água salgada. As Cordas dos navios dos piratas eram feitas de fibra de coco, pois levam muitos anos para se decompor.

.Do coco podemos produzir basicamente três substratos:

01 - Substrato Pó - Entre-fibra do coco verde (tecido parenquimatoso), formado por partículas esponjosas, proporcionando alta capacidade de retenção de água, oxigenação das raízes e com grande efeito descompactante puro ou misturado a outros substratos. Tem baixo teor de nitrogênio e é recomendado utilizar de adubação folhar.

02 - Substrato Fibroso - Composto pela fibra e entre-fibra do coco verde resultante da dilaceração e tratamento de suas substancias nocivas as plantas. Ideal para orquídeas e bromélias. Tem baixo teor de nitrogênio e é recomendado utilizar de adubação folhar. Caso seja exposto a excesso de nitrogênio pode diminuir sua vida útil por compostagem.

03 - Substrato "Só Fibra" Composto somente pela fibra do coco , resultante da dilaceração, secagem e separação do pó. Indicado para orquídeas que são cultivadas em ambientes não controlados e que exigem pouca umidade . Recomendamos com adubação folhar

Para cultivar plantas em substratos feitos do coco, é bom estarem cientes que se trata de uma cultura hidropônica. É obrigatório o complemento dos nutrientes.

Sugestão: ( Mario Ribeiro Troitino - mariotroitino@terra.com.br)

ADUBO PETERS 20-20-20, UMA GRAMA POR LITRO D'ÁGUA
CÁLCIO DA NUTRIPLANT, 0,5 ML POR LITRO D'ÁGUA
MAGNÉSIO DA NUTRIPLANT, 0,2 ML POR LITRO D'ÁGUA

APLICAR UMA VEZ POR SEMANA. EM PARALELO, APLICAR DE TRÊS EM TRÊS MESES, UMA COLHER DE SOBREMESA DO ADUBO DA AOSP (www.aosp.com.br VIAGRA), ESPALHADO SOBRE O SUBSTRATO, SEM TOCAR NO RIZOMA OU RAÍZES DA PLANTA.


http://www.cocoverderj.com.br/substratos/quintadolago.htm - JAN/2005
Substrato de Fibra de Coco, sabendo cuidar pode ser uma excelente opção.
Maria do Rosário de Almeida Braga.
Orquidário Quinta do Lago, Petrópolis, RJ.
www.qlagorquideas.com


. COMO CULTIVAR ORQUIDEAS COM SUBSTRATO DE COCO - OUT/2003
Revista Como Cultivar Orquídeas, edição 07, Editora Casa Dois
www.casadois.com.br


Sugerimos para os que têm dúvida ou necessidade em se manter atualizado, participarem das listas de discussão abaixo listadas .

http://www.mundoorquidofilo.hpg.ig.com.br
http://br.groups.yahoo.com/group/orquideas/
http://br.groups.yahoo.com/group/orquidofilos/ http://br.groups.yahoo.com/group/cattleyabicolor/
http://br.groups.yahoo.com/group/tudosobreplantas/
http://br.groups.yahoo.com/group/cocoverdereciclado/


 
O uso de substratos a base de coco é muito difundido em todo o mundo e para maiores informações é possível encontrar muita informação na Internet , pois o produto é muito similar em todo mundo.

R-  Utilização da fibra de coco para  Cobertura  ou forração é ampla: decoração de vasos; cobertura de canteiros (interior e exterior) evitando aparecimento de ervas daninhas, diminuindo a evaporação da água, respingos de terra nas paredes devido a goteiras; em eventos substitui a barba de velho que é uma bromélia normalmente extrativado ilegalmente; pode ser aplicado no fundo de vasos para fazer a drenagem. As aplicações são múltiplas, sua imaginação é o limite! Amplamente utilizado por empresas montadoras de stands em eventos, permitindo excelente acabamento com baixo custo, podendo neste caso ser reutilizado várias vezes. Lembre se que não é substrato e não deve ser utilizado para isto. Muitos orquidófilos não lêem o rótulo e acaba fazendo mal uso.
 
R- O que é comercializado não é adubo e sim substrato que não tem a função primária de alimentar a planta. A pergunta é muito boa pois poderei destacar uma das principais qualidades do substrato de coco. 
 Modificar a composição química de um solo é muito fácil pois existem vários macro e micro nutrientes a venda no mercado.
 E a estrutura física??  Esta é muito difícil e está aí o grande diferencial do coco pois tem capacidade de modificar totalmente a estrutura física de um solo .
Um solo argiloso e compactado passa a ser um solo descompactado e leve.  É uma ação prolongada, o coco não se decompõem com facilidade. Existe estudos que comprovam sua duração em mais de 10 anos.
Terrenos arenosos com pouca retenção de Água tem melhora significativa já que o pó de coco retém até 8 vezes seu peso seco em água.  Alem de ser rico em Potássio que acaba contribuindo para produção de produtos com mais sabor e resistentes a conservação.
A função descompactante é potencializada para produção de raízes como cenoura rabanete batatas etc...
Para produção hidropônica é utilizada em larga escala na Europa e USA, principalmente na produção de tomates e pimentão.

R- Esta é uma pergunta difícil, imagina quantas plantas existem, é improvável que possa se usar com todas as plantas. Profissionais como os produtores, sempre testam antes de trocar qualquer tipo de insumo ou mesmo de fornecedor, e garanto que é o mais inteligente a ser feito. Não coloque sua orquídea de R$ 1.000,00 em substrato de coco sem antes testar e principalmente você estar capacitado nas particularidades deste novo produto. É apenas um exemplo pois para orquídeas é muito bom,  mas não pode ser usado como se usava o  "Xaxim"  , O substrato está pronto para uso, e como se sabe é deficiente em nitrogênio , cálcio e manganês e uma boa maneira de suprir facilmente é diluir um pouco de adubo como o  Peters em água e colocar o substrato de molho por algumas horas (pode diminuir a vida útil do substrato) . Alguns fabricantes insistem em utilizar o substrato de coco puro, e podemos assegurar que nem sempre é o melhor pois misturando alguns substratos você poderá agrupar as qualidades dos respectivos substratos e assim criar um substrato ideal para sua planta .

R- Orquídeas não é minha especialidade, mas sei o suficiente para não indicar na embalagem para qual variedade deve ser usado, levando em conta o tamanho de nosso País e sem saber os tratos culturais que estas placas vão receber e também o local, região ( chuva ou não ). No seu caso, estarem expostas a chuva deve ter feito toda a diferença para apresentar estes resultados.( pluviometria local )
O Brasil está engatinhando na questão do aproveitamento do coco e quanto menos observações no rótulo mais o usuário procurará informações e mais testará com cuidado. Esta é nossa política.

R-Nós, para uso geral ( e não para um cliente em especial ) recomendamos para orquídeas o substrato fibroso. A pessoa deve em função de suas condições de cultura, clima, tipo de estufa , retirar ou manter, mais ou menos pó. Também recomendamos adubação folhar complementar na questão do nitrogênio ( a curto prazo ). Caso adicione nitrogênio ao substrato ( chuva ) ele compostará o pó do coco ficando com aparência de barro. Em  SC,  na sua região deve chover no mínimo 1500 mm por ano, é isto? eu morava no interior e chovia mais de 2000 mm.  É muito nitrogênio. No Nordeste existem regiões com menos de 200 mm ao ano, muda totalmente a forma de cultivar.

R- Protegido sim isto é importante, curto não. Uma das características mais marcantes do substrato de coco e argumento comercial, ( verdadeiro ) é sua duração.  Em rosas na França já se utilizou por até 10 anos. A questão está na chuva/nitrogênio e na proporção de pó e fibra.

R- Concordo, caso se produza ao tempo e em região com pluviometria elevada, como é seu caso. Mas posso lhe garantir que caso venha a usar " fibra ", e não pó, ou qualquer outra combinação, o substrato durará bem mais que um ano.
Minha participação nas listas ( participo de 45 ) é primeiro aprender e depois tentar orientar e manter a discussão na utilização de produtos feitos da casca do coco até que se crie experiência na sua utilização. Para se ter uma idéia o Brasil produz 2 % ( dois) do coco mundial. Praticamente nada.
Países como a Espanha, França, Holanda, Alemanha estão entre os  maiores especialistas e consumidores.

à venda para poder realizar os testes no meu cultivo.
R- O tanino não é importante  na decomposição. O que acelera a decomposição ou compostagem é o nitrogênio. Na verdade falta experiência em relação a exposição a chuva, e o produto gerado por esta transformação . 
R- Concordo plenamente. Com troca de experiências e informações será mais fácil definir para qual aplicação e em qual condição este substrato pode ser utilizado.
Para lembrete vamos colocar que do coco podemos extrair 4 substratos bases.
 
01- Fibroso, é o coco inteiro dilacerado ou triturado composto pelas fibras, pelo e por pequena quantidade de fragmentos da castanha . Podendo ser em cubos, ou com fibras longas ou curtas.
02- Pó, após dilaceração passa por processos físicos para ser separado das fibras e da castanha. Este sim, tem alto poder de retenção de água, é muito fácil induzir compostagem apenas equilibrando sua relação carbono / nitrogênio .
03-Fibra, é retirada quando da separação do e dos resíduos da castanha. Ideal para planta que não requer umidade e sem dúvida é de longa duração. Nós usamos para fabricação de artefatos. 
04- Castanha , a parte dura .         ( nomes técnicos em anexo )
Todos os substratos tem de serem submetidos a tratamento para diminuir os sais e o tanino.
Nós só comercializamos na forma de substrato, o Fibroso e o Pó. A fibra é comercializada para outras finalidades, e são muitas as aplicações.

R- Nas altas camadas atmosféricas, a água, na forma de pequenas gotículas, contêm grãos de poeira e gases como o oxigênio, o nitrogênio, entre outros. Quando se cultiva com substratos se imagina produção em ambiente controlado.
O fato de adicionar nitrogênio diretamente no substrato e não na forma foliar , altera a composição do substrato e o mesmo passa a evoluir de maneira diferente .
Nitrogênio altera a relação carbono / nitrogênio original,  e com isto o substrato pode compostar e assim alterar suas características  originais, diminuindo sua vida útil.      

R- A fibra de coco pode ser usada pura ou na formulação de um novo substrato, acredito ser esta a tendência mundial. Os componentes são quase sempre os mesmos só que em porções diferentes, levando em consideração a cultura, região e os tratos culturais de cada um. Um bom exemplo, é o  Sr.Anonimo , por não cultivar em ambiente controlado altera totalmente as caracteristicas do substrato . Neste caso tem de se formular um substrato adequado a sua forma de cultivo.

R- Os cultivos em ambientes controlados são uma tendência e neste caso substrato de coco é sem dúvida um dos principais. Mas existem outros, e bons. O melhor é testar, e não apenas uma vez, pois para troca de insumo o produtor não pode esquecer que ele próprio tem de se capacitar e conhecer as  característica básicas do produto a ser testado.




 
 
 
 
 
These Vases,Sheets and Stalks are made from the recycled fibers of green coconuts. These natural,renewable products are physically stable and chemically inert.
During the final stages of the fabrication process,they are pasteurized at 140° Celsius during more than one hour.   http://www.cocoverderj.com.br/ingles.htm
 
Ces Vases,Plaques et Tuteurs sont produits par recyclage des fibres du Coco Vert.Ces produits naturels renouvelables sont physiquement stables et chimiquement inertes.
Lors de la phase finale du procédé de fabrication,ils sont pasteurisés à 140°c pendant plus d'une heure.   http://www.cocoverderj.com.br/frances.htm    
 
 
R- Conforme sua solicitação ao  segue a Classificação Fiscal dos produtos da Projeto Coco Verde:  NCM 5305.19.00.     Tanto na exportação quanto no mercado interno nosso produto é isento de IPI
 
R-  Sim já estamos exportando.
 
R- É possível a emissão de certificado fitossanitário e também proceder a uma fumigação , depende as exigências do país e do importador. 
 
R-  Para defeito de fabricação ou que  seja visível de imediato exigimos acompanhamento ao embalar nas cx. definitivas para exportação já que os produtos sofrem duas classificações. Lembramos que não é metal nem plástico e poderia ser classificado como  artesanato, e pequenas variações são normais.
Nas exportações já realizadas a grande discussão na elaboração do contrato foi justamente esta, no contrato ficou estipulado que o controle seria feito na empresa por pessoa indicada pelo importador.
Trabalhando com produtos conhecidos existem normas técnicas internacionais e as reclamações são facilmente verificadas via ministério da Agricultura de cada País ou empresas certificadoras. Já nosso produto não é conhecido e não poderíamos solicitar laudo etc.
 
R- Não. A ultima etapa de fabricação o produto é mantido por  aproximadamente uma hora a 140 graus, é uma super pasteurização.
 
R- Nossa tabela para exportação é apresentada em Dólar e Euros  e o importador apta no inicio das negociações por uma das moedas .
 
R- Sim.  FOB.  container liberado no porto do Rio de Janeiro.
 
R- Normalmente 50 % no pedido e os outros 50 % com carta de crédito para pagamento logo após o embarque .
 
R- Não, pois é produto de reciclagem e não de extrativismo .
 
R-  A exclusividade por País é totalmente descartada . O que temos feito é exclusividade por cliente , via contrato, como um agente de vendas para determinado cliente e por um determinado tempo.
 
R-  Para que as amostras sigam para seu endereço você terá que solicitar ao DHL , FedEx ou outra empresa que venha retirar. Normalmente eles vão lhe fornecer um número de coleta que será a senha para podermos chamar a empresa para recolher as amostras. Normalmente uma amostra significativa é composta por 15 itens com peso aproximado de 10 Kg. Para pagar ao receber a mercadoria você tem que estar cadastrado com eles.
 
R-  No caso destes produtos com e estrutura atual não é possível. Quando nos encontrarmos poderei lhe passar melhor as dificuldades que estamos encontrando para crescer e atender a demanda pelos produtos em geral. No futuro seremos exportadores de cobertura e substrato.
 
R- Não sofrerão qualquer alteração, fungo não, mofo só se acondicionado em local úmido e sem ventilação como qualquer outro produto.  Simplesmente lavar com água ou expor ao sol e está resolvido. Na exportação as condições são boas em questão de umidade etc. Já tivemos um cliente que em seu  sítio teve o alojamento de ácaros brancos nas placas mas a contaminação estava em seu local. Resolveu colocando ao sol.
 
R- Estes produtos em regra geral não aconselho para exportação pois existem similares na Ásia, damos prioridade aos produtos que são únicos e sem concorrência. No futuro é possível se aproveitar do canal comercial e tentar incluir esta linha. No momento preferimos não exportar substratos.
 
 

 
 
 
 
R- No  Rio de Janeiro,  são mais de 400 toneladas diárias de coco verde depositadas nos lixões.  Seu tempo de decomposição é superior a 12 anos .Em grandes cidades é um grande redutor da vida dos aterros sanitários.
Para cada 250 ml de água de " coco verde "  1 kg  de  lixo  é gerado.
Ao perceber esse problema, a empresa Coco Verde , distribuidora da fruta instalada no Rio de Janeiro, dedicou 4 anos à pesquisa e estamos a dois anos comercializando os produtos . O resultado está na técnica inovadora e única ( sem "látex") que transforma o coco verde em vasos, placas , palitos, material para revestimentos térmicos e acústicos, além da produção de artefatos para decoração. Com a  destinação ecologicamente correta do resíduo, a Coco Verde descobriu  uma solução para a problemática do "Xaxim". Os artefatos reciclados substituem totalmente o "Xaxim" com inúmeras vantagens.
 
R-  A 6 anos atrás  pensamos muito qual o nome a dar ao nosso projeto profissional que era descobrir um uso para o lixo gerado pela empresa que vendia e engarrafava água de coco. Já que para nós era um projeto e o tema era coco  passamos a chama-lo de " Projeto Coco Verde" . Estamos ainda no inicio e muito temos a fazer.
Atualmente o País tem 57.000 ha. plantados com coco verde o que gera aproximadamente (dois milhões de toneladas) 2.000.000 toneladas de lixo ano. 
 
 Eu definiria como um projeto  sustentável  =   Economicamente Viável  -  Socialmente Justo  -  Ecologicamente correto  .
 
R-  Não podemos esquecer que são dois tipos de coco: verde com o qual nós trabalhamos e seco ou maduro que é muito utilizado nas industrias principalmente na região Nordeste e Países da Ásia.
Os produtos  listados levam em conta coco como um todo.
Adubo orgânico, substratos, capachos, tapetes, cobertura ou forração, elementos filtrantes, briquetes, biomassa, artefatos para paisagismo, geotextil, carvão para queima, carvão ativado para industria química, placas e painéis para construção civil e moveleira, material acústico e térmico e a lista seria muito grande caso listássemos todos os produtos.
Podemos perceber que há campo para muitas empresas em diversos setores . Todos tendo como matéria prima o coco .
 
R-
A - "Redução dos custos com coleta" é o primeiro reflexo do nosso trabalho com a reciclagem do coco verde . O encaminhamento correto do lixo dos municípios, que tem em média um custo total para coletar transportar e encaminhar para aterro sanitário no mínimo R$100,00 por tonelada, estes custos são reduzidos em 70%.
B -Beneficiando o meio ambiente " pelo fato deste resíduo sólido urbano não ser mais encaminhado para aterro sanitário aumenta o tempo de vida dos aterros sanitários  pois são milhares de metros cúbicos já que o coco não compacta.
 
  "Nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidos no largo 11,7 milhões de cocos, com um faturamento de R$ 5,8 milhões. Os compradores são camelôs, donos de quiosques, lanchonetes e mercados"  Jornal da Tarde, Domingo, 25 de novembro de 2001
 
 Estes 11,7 milhões de cocos em São Paulo capital  representa mais de 15 milhões de kg de lixo. O equivalente a mais de 1.500  caminhões de coleta 
C - Criação de empregos. É importante destacar que não há uma transferência de emprego e sim real criação de empregos pois reciclagem de coco verde não existia .
 
" Uma  tonelada dia de lixo de coco verde cria 6 empregos diretos ."
 
D Na substituição do "Xaxim" , o meio ambiente é beneficiado com a oferta de produtos tecnicamente viáveis na substituição desta Samambaia-Açu que como todos já sabem é uma planta que está em extinção.
 
E - Continuidade da cadeia comercial por parte dos profissionais que sempre tiveram o "Xaxim"   como insumo e com nossa tecnologia poder ampliar muito este horizontes, principalmente dos paisagistas e produtores.
 
R-   Nossos parceiros  são nossos clientes e fornecedores. 
 Somos o que podemos chamar de autodidatas pois todo projeto foi desenvolvido fora das esferas acadêmicas e governamentais .  
 
 

 
Folder Prod. Reciclados ( com medidas )  :                    http://www.cocoverderj.com.br/folder/folder.htm
 
 
Slideshow  ( Para conexão em banda larga )             http://www.cocoverderj.com.br/slideshow/slide01.htm
 

www.projetococoverde.com.br - projetococoverde@uol.com.br
Rodovia Presidente Dutra, 700 - Jardim América - CEP 21240-000
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Tel.: (55) 21 3346 1030
Tel./Fax:(55) 21 3346 3560


 

Atualizado em: sábado, 17 de julho de 2004.

xaxim samambaia Açu látex Fibra de coco verde substrato de coco fibroso pó água de coco tutor tutores estaca palito hidroponia hydroponia carrinho quiosque gela coco gelacoco carrinho de coco furador meio ambiente Dicksonia sellowiana látex vaso de fibra vaso de coco vaso de xaxim divisória enraizamento filodendros philodendron filodendron paineis molduras biombos substrato agrícola Fibra da casca Vaso parede molduras CocoBrazil hidroponia cultivo hidropónico hydroponia ecologia ecológica vaso ecologico artezanato artesanato fibras de coco -Fibre de coco noit tuteur tuteurs mousse hydropony hydroponic environenment valorisation des déchets d'eau de noix de coco le paysage urbain plaques planches plaques acoustiques décorations d'interieur Jardin Vertical orchidées bromeliacées cachepot plantes ornementales ascendantes philodendron produit naturel et biodegradable pot à suspendre Scindapsus plante d'intérieur racines aériennes atmosphère tropicale L'entretien feuillage Pots écologiques Pots à suspension Pots de décoration - Coir Fibers coconut stacks substrates hydroponic coir poles green coconut Grow Sticks totem environenment flower boxes baskets sheets made decorating articles acoustic panels floral walls natural fibers mulch pots furniture green products sheet boards indoor or outdoor orchids bromeliad Vertical garden green coconut fibers natural look plant development and growth production of climbing ornemental plants philodendron House Plant Supports Moss Poles are used to support gardener Sheets coir coir creep sticks Grass Basket Coir Yarn Basket POTPOURRIES Scindapsus Hang Plant, cut back Mos Pole Monstera deliciosa Philodendron erubescens "Red Emerald" Philodendron scandens Philodendon Cobra Schefflera arboricola "Compacta" Schefflera arboricola "Gold Capella" Anthurium Polyschistum "Tweed" Araceae tropical plant houseplan mosspole grows foliage plants growing growing environment-friendly potting fibres of coconuts good-looking plant artistic design Gardening interiorscape INTERIOR LANDSCAPING Hanging Baskets Artificial Trees Artificial Plants Landscape horticultural activities horticultural products Indoor growing Houseplant growing Garden Design Container-Indoor Growing How To garden center trellises artificial trees, palms, silk plants & flowers Carefree Green homes and businesses silk foliage plants Silk and Live plant interior landscaping designs Silk plant rental Green Coco Brights Silk Split details Our price drinkcoco drinkcoconut Containers Cocos nucifera coconut palm Pothos ivies, arrowhead vine, Swiss Cheese plant they will be even happier growing upward on a moss pole. green sheet moss sphagnum moss moss stick Spanish moss Green Coco-Fiber Liner - agua de pipa macetas Colgantes INVERNADERO horticultura y agricultura.Compost, Turba para maceta, Lana de roca, Fibra de coco Sustratos, Bambú, Manga de flor, Hilo, Ganchos de tomate, Cuchillo y Tijeras para cosecha derivados de la fibra maceteros tarrinas polvo de coco Orgánicos turba cortezas fibra de coco florvertical jardines PHILODENDRON POLE SILK PLANT Silk Orchid/pot,flowers,plant,plants BIG loving trees Greenhouses Flowerpots Garden Chimes Outdoor Living Pet Supplies Garden Centers Landscape Designers Landscape Plan - Kokosfasermatte Terrarium terrarienshops Xaximplatten Xaxim platten Jungle Planting Mat faser horticultural cocopeat kokos cocco Fasern vezels fibrer Scindapsus mosstok Scindapsus hangpot Scindapsus hangpot teruggeknipt hangplant groene potplanten mosstokken Schefflera Xaxim Farn Platte Reptile Terrarium Jungle Planting Mat SUBSTRATI COCCO Substrato naturale organico PH stabile, ottimo drenaggio, ben areato, trattiene l'umidità, ecologico e riciclabile La fibra di cocco VASO IN FIBRA DI COCCO La pianta fibra vegetale cocco, paglia, mista cocco e paglia l’aménagement écologique géotextiles backcovering of my Vivarium Xaxin Plates chachí manso chachí hembra tableau végétal tableaux végétaux soutenir tous types de plantes accesoires Pots pour orchidées Substrats pour orchidées plantes aromatiques mur de fleur Soins des orchidées accent furniture manufacturers and suppliers 2002 2003 2004 feira foire fiaflora hortitec ecococo frutal coleta seletiva iberflora fiaflora hortitec Foliage plants Cut flowers Cut decorative leaves Nursery stocks Tissue cultured plants Aquatic plants Floriculture related coir products such as coir briquettes, coir poles, coir basket liners, coir baskets, coir pots etc. indoor jungle Tetra tropica interzoo hagen aquariofilia aquáticas plaques de fougères IPM - International Trade Fair for Plants Plant Fair Essen JARDIN & PAYSAGE plantes épiphytes coco pannels Terrariums sial flower trade show woonbeurs Balanitum karstenianum , Dicksonia ghiesbreghtii , Dicksonia gigantea , Dicksonia karsteniana , Dicksonia lobularia , Dicksonia lobulata , Dicksonia navarrensis , Dicksonia sellowiana arachneosa , Dicksonia sellowiana karsteniana tratamento acustico tratamento termico isolamento acustico isolamento termico Isolamento Térmico e acústico limitador de grama lago artificial laguinho pisadas passeios caminhos bolachas piso placa acustica térmica placa de coco placa de fibra de coco Coconut Fiber Sheet, Coconut Coir, Coconut Powder, Betel Nut, Coconut Charcoal, Sea Grass