Frutas: busca da qualidade quer conquistar mercados

O setor hortifrutícola brasileiro é considerado pelos técnicos como extremamente atrasado. De um lado, está a questão da logística, da dificuldade de transporte e, conseqüentemente, do risco de perda de frutas e verduras. Do outro, a falta de uma linguagem padrão e de uma classificação tornam difícil a comercialização dos produtos.
Visando a adoção de uma linguagem única na classificação de frutas e verduras, o Ministério da Integração Nacional está divulgando, em seu site, os padrões do Programa Brasileiro para a Melhoria dos Padrões Comerciais e Embalagens de Hortigranjeiros.
Este Programa, que é coordenado pela CEAGESP, baseia-se no conceito de cadeias produtivas e tem por objetivos a viabilização de uma logística de movimentação de carga, usando embalagens adequadas, e a padronização e classificação de frutas e verduras.
Leia Mais>>

O mapa do consumo de hortifrútis em São Paulo - Ministério da Integração Nacional pesquisa comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras

BRASÍLIA - Cada família paulista gasta, em média, R$ 86,70 por mês na compra de frutas, legumes e verduras para o consumo domiciliar. A constatação é de uma detalhada pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Integração Nacional (MI). O levantamento foi feito em 300 lojas na capital e interior do estado e consultou um total de 906 consumidores. (Brasília – Ministério da Integração Nacional) Leia Mais>>



Fibra de coco é alternativa ecológica para substituição do xaxim

O conhecido xaxim, apesar de ter sido proibido legalmente no ano passado, ainda é largamente utilizado e continua a ser comercializado em supermercados, floriculturas e lojas de jardinagem. Muito usado por paisagistas, o xaxim, ou samambaia-açu imperial, é encontrado na região da Mata Atlântica e cresce de 1 a 2 centímetros por ano, razão pela qual consta na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Em maio de 2001, uma resolução do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente - decretou a proibição expressa da extração e qualquer tipo de exploração comercial da espécie em todo o território nacional.
(Clube do Fazendeiro) Leia Mais>>

Produção de maçã em Santa Catarina continua maior do Brasil

A produção catarinense de maçãs da safra 2001/2002 totalizou aproximadamente 474,5 mil toneladas, representando um incremento de 25,3% comparativamente ao volume colhido no ano passado. O total da área já implantada soma ao redor de 17.948 hectares e o número de pomares em idade produtiva, em torno de 15.907 hectares. (fonte: Instituto Cepa/SC) Leia Mais>>


A expansão da cultura do coqueiro no Cerrado

O coqueiro (Cocos nucífera L) é originário provavelmente da Ásia, mas adaptou-se muito bem às condições climáticas brasileiras. A alta produtividade e o elevado percentual de retorno financeiro têm tornado o cultivo do coqueiro cada vez mais atraente para os produtores. Do coqueiro, praticamente tudo pode ser aproveitado: desde raiz, estirpe, inflorescência, folhas, palmito, até o fruto, de todas as partes, a mais conhecida. Do fruto podem ser extraídos vários derivados, como leite de coco, coco desidratado e a própria água do coco, que começou a ser industrializada no Brasil.
Embora a produção e o consumo do coco venham aumentado a cada ano e conquistando os mercados interno e externo, os produtores ainda enfrentam problemas relacionados principalmente com a comercialização.
Por Víctor Hugo Vargas Ramos (pesquisador da Embrapa Cerrados) Leia Mais>>