linksfotosbibliotecaatitudesnoticiasbusca

CIDADE EMPREGADA

Projeto Coco Verde
Rio de Janeiro (RJ)

O Projeto Coco Verde tem como objetivo a valorização do lixo gerado pelo consumo da água de coco verde.

Esta valorização permite a diminuição deste resíduo sólido (urbano) favorecendo a utilização de produtos eficientes e que ajudam a melhorar a paisagem urbana e residencial, criando emprego e trabalho para pessoas com pouca qualificação (cumprindo seu papel social em nossa sociedade).

O Projeto Coco Verde abre um ciclo de valorização deste resíduo sólido, cada vez mais presente em nossos centros urbanos, oferecendo novos empregos (e não transferência) promovendo o social sustentável tão debatido nestes tempos. Sua influencia na preservação do meio ambiente está justamente em poupar os aterros sanitários e lixões deste resíduo (lixo urbano) alem de substituir o Xaxim que após anos de extrativismo vem desaparecendo de nossa "MATA ATLÂNTICA".

Um copo de água de coco verde de 250 ML gera mais de 1 KG de lixo.

Numa cidade como o Rio de Janeiro isto representa mais de 600 toneladas de lixo por dia, que devem ser recolhidos transportados pela coleta e transferidos para carretas que finalmente seguem para os aterros sanitários, lembrando que a casca do coco verde não se decompõem antes de 10 anos. O impacto dos metros cúbicos de lixo de coco nos aterros sanitários ao longo dos anos é algo que certamente terá sua importância debatida de maneira séria e profissional esperamos que num futuro breve. O custo para administrar uma tonelada deste lixo está em torno de R$ 135,00 (2003).

O Projeto Coco Verde compreende um sistema cíclico e sustentável, organizado em várias etapas. Cada uma delas movimenta um ou mais setores da economia com repercussões sociais, ambientais e comerciais. Esta integração acompanha a empresa em cada uma de suas ações, é o compromisso de que estamos envolvidos em uma atividade global e única, onde entendemos que esta atitude é uma obrigação empresarial e que, portanto, faz parte do nosso ciclo comercial e definem nossas premissas básicas, que são: preservação do meio ambiente, proteção da natureza e o bem estar social.

Estímulo à produção agrícola
A popularização da água de coco desencadeou um aumento progressivo de seu consumo, onde o apoio da mídia foi fundamental para disseminar a importância e os benefícios que o consumo da água de coco verde proporcionam a nossa saúde. Este crescimento vem estimulando a produção agrícola do coco verde, que com este incentivo busca a modernização e profissionalização nos processos de plantio, colheita, distribuição e comercialização, para garantir ainda mais o crescimento deste mercado.

Linha Reciclados

A linha Reyam de produtos de coco verde reciclado (patente requerida em 2001) é a contribuição da COCO VERDE para a preservação da natureza e do meio ambiente. Voltada para o segmento de paisagismo, jardinagem e decoração. É composta por vasos, placas e palitos de diversos modelos e tamanhos, forragens, substratos. Além de placas para isolamento acústico e térmico.

Fonte: Projeto Coco Verde
Data: 1/1/2001